
Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Tiago 3:14
A bíblia condena a inveja e mostra que ela não é apenas um sentimento, mas é um pecado.
O coração invejoso é um coração que perdeu a gratidão. Quando somos gratos pelo que temos, dificilmente a inveja domina nossos corações.
Com a popularização das redes sociais, somos expostos a visões idealizadas da vida de outras pessoas. E com essa exposição constante é natural que sejamos suscetíveis à comparação, o que pode nos levar a invejar o sucesso dos outros.
A inveja é uma obra da carne e por mais que sejamos cheios da presença de Deus, podemos ser tentados por ela. E a inveja vem de forma muito sútil. Muitas vezes um pensamento, um olhar, um sentimento de inferioridade.
O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos. Provérbios 14:30
Cobiçar o que é do outro pode destruir sua vida. Seja sempre grato a Deus por tudo o que Ele tem de dado, tenha os seus próprios sonhos e foque no propósito específico e único que Deus tem apenas para você.
A Ambição Egoísta
A ambição é um desejo forte de alcançar algo e ser ambicioso pode ser positivo. Tiago fala de uma ambição egoísta e essa ambição nos leva para a ganância, soberba e superioridade. Alcançar nossos sonhos, passando por cima dos valores cristãos e passando também por cima de outras pessoas, não é o propósito de Deus para nós.
A ambição pode nos trazer grande motivação ou pode ser também uma armadilha. Jesus nos ensinou a não viver uma vida egoísta, a considerar o próximo superior a nós mesmos. Quando agimos com essa ambição egoísta nos tornamos gananciosos e nos colocamos em um pedestal. O ganancioso não vive uma vida com base no reino de Deus e sim uma vida centralizada em si mesmo e sem compaixão pelo próximo.
Podemos ter uma ambição saudável, alinhada com os princípios do reino de Deus. Ao servir as pessoas e amá-las, encontramos um propósito maior para nossas vidas. Oremos e vigiemos para que todo espírito de inveja e ambição sejam expulsos dos nossos corações.
Comments